abrir menu
Home IrecêOn
imagem topo
15 de novembro de 2015

#Chapadasemchamas

Diante dos focos de incêndio e a propagação do fogo florestal, nos últimos dias, na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, um grupo de voluntários da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (BRAL) promoveu a campanha "#chapadasemchamas". Eles pedem ajuda de doações para o grupo que segue em alerta, durante 24 horas, para tentar solucionar a situação de emergência do local.

A voluntária e coordenadora da campanha, Marta Ferreira, afirmou que a equipe, com cerca de 70 pessoas, precisa de ajuda com alimentação; água; equipamentos que eles usam para o combate como, botas e abafador; ou dinheiro. "Por conta da proporção, o fogo está fora de controle e os voluntários ficam se revesando. Os recursos são insuficientes para conter todo o estrago e para manter o mínimo de estrutura para eles. Precisamos de mais", desabafou neste domingo (15), quarto dia de incêndio no local (...)  O incêndio atinge áreas em Ibicioara; parte do norte do Parque, entre os municípios de Lençóis e Palmeiras; e no Morro Branco, no Vale do Capão. A devastação também chegou a atingir os próprios equipamentos de combate, como um carro dos bombeiros que foi consumido pelas chamas ( fonte: Metro1). 

Com esse apelo diversos cidadãos da cidade e microregião decidiram por a mão na massa e ajudar da maneira que podem. O Empresário local Edmilson Coutinho e suas filhas resolveram por a mão na massa e abrir  seus comércios como ponto de coleta, por exemplo, A Check-up Auto Center e a Madeireira Check-up amanhã abrirão as portas na expectativa que as pessoas tragam mantimentos para serem levados diretamente a Chapada. Erica Vilella, uma das filhas de Edmilson ainda cita: " Gente, além de mantimentos orações e energias positivas são bem vindas, independente da sua religião temos que fazer algo, essa tragédia é aqui, no nosso quintal" 

A ufba também se mobilizou e montou uma lista do que se pode ser doado e onde, para quem mora em Salvador ou região. 
- Água Potável
- Lanternas
- Pilhas (AA e AAA)
- Botas (podem ser usadas)
- Macacões de Obra
- Ferramentas de Corte (foices, facões, serra, etc)
- Alimentos Não Perecíveis
- Cordas

PONTOS DE COLETA:

• POLITÉCNICA
de 9:30 às 12h e das 15h às 17h
Sala da SPE, 3º andar
Beatriz Medeiros

• BIBLIOTECA CENTRAL
das 14h às 18h
Rebeca Vicente

• INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
o dia inteiro
Sala do DAFONO, 5º andar
Marília N. Leite; (71) 98523-6532

• INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS
o dia inteiro

Ainda, aqueles que  preferirem ajudar com dinheiro, pode fazer transferência ou depósito para a Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis. O CNPJ é: 07.087.037/0001-48; a Agência do Banco do Brasil: 0251-8 e a Conta Corrente: 12619-5

Patricia Vilella

Designer, social media, fotografa, marketing expert, Relações publicas internacionais expert e fluente em 4 idiomas! Tempo? Nem pra respirar!!

Comentários