abrir menu
Home IrecêOn
imagem topo
19 de maio de 2018

Projeto PAI presente chega a Irecê, e é GRATUITO!

“Não é apenas na certidão de nascimento que um Pai faz falta”. Com essa mensagem o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tráz a Irecê a  Campanha pelo reconhecimento de paternidade de forma gratuita

O objetivo da campanha é fomentar o reconhecimento voluntário de paternidade. A iniciativa faz parte do programa Pai Presente, realizado pela Corregedoria Nacional de Justiça, em parceria com os Tribunais de Justiça, para reduzir o número de pessoas que não possuem o nome do pai na certidão de nascimento. Estima-se que cerca de 5 milhões de estudantes estejam nessa situação no país, sendo 3,8 milhões menores de 18 anos, segundo dados do Censo Escolar 2009.

   Com apoio da Prefeitura de Irecê, foi iniciada nessa quarta-feira (16), a campanha Pai Presente.  A campanha busca orientar mães, pais e filhos sobre a importância e a facilidade de realizar o registro, mesmo que tardiamente. facilitando o procedimento, permitindo às mães, cujos filhos não possuem o nome do pai na certidão de nascimento, recorrerem ao balcão de justiça para dar entrada no pedido de reconhecimento de paternidade. O mesmo procedimento pode ser adotado pelo pai que desejar espontaneamente fazer o registro do seu filho. O procedimento é gratuito e sem a necessidade de ingresso com processo judicial.   Dessa forma, a campanha é destinada aos pais que desejam realizar o reconhecimento espontâneo tardio, após o registro da criança apenas pela mãe, ou aos casos em que há dúvida quanto à paternidade, com a realização de exame de DNA se houver a necessidade.

Em Irecê, os cadastros podem ser realizados até o dia 1º de junho, no Balcão de Justiça/Cejusc no SAC do município, na Praça Clériston Andrade, das 8h às 13h.

 

Patricia Vilella

Designer, social media, fotografa, marketing expert, Relações publicas internacionais expert e fluente em 4 idiomas! Tempo? Nem pra respirar!!

Comentários